VOLTAR

Cavernas serão fechadas para preservação em São Paulo

OESP, Vida, p. A19
29 de Mar de 2010

Cavernas serão fechadas para preservação em São Paulo

Duas cavernas em parques estaduais de São Paulo não terão mais visitação para garantir sua preservação. A caverna de Espírito Santo, que fica no Parque Estadual do Alto Ribeira (Petar), será fechada definitivamente e destinada a pesquisas. "Ela é pequena, mas tem diversidade de fauna muito rica, conta com um sítio arqueológico e um sítio paleontológico", diz Mauricio Marinho, assessor do núcleo de planos de manejo da Fundação Florestal. Segundo ele, foi encontrada no local uma ossada que provavelmente é de "uma preguiça gigante". Já a caverna Minotauro, no Parque Estadual Intervales, terá a visitação interrompida até que sejam feitos mais estudos. "Verificamos que mesmo grupos pequenos causam impacto sobre o clima da caverna", afirma Marinho.
A decisão ocorreu depois que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente preparou 34 planos de manejo de cavernas, em quatro parques.

OESP, 29/03/2010, Vida, p. A19

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.