VOLTAR

Catorze índios Terena são aprovados em vestibular

Midianews- Cuiabá-MT
19 de Dez de 2002

Os índios Terena do Mato Grosso do Sul têm muito a comemorar este ano. Catorze indígenas oriundos de escolas públicas do estado passaram no vestibular. Porém, todos foram aprovados em instituições particulares. As informações são da Funai.

Agora, a Funai de Campo Grande e os índios estão buscando apoio das universidades para viabilizar o ingresso dos estudantes. Newton Marcos, chefe de educação da Administração Executiva Regional (AER) da Funai em Campo Grande, disse que muitas dessas escolas desenvolvem pesquisas dentro das aldeias, por isso bolsas de estudo viriam como uma contrapartida para os índios.

"Nós costumamos incentivar cursos que possam ajudar posteriormente as comunidades, como Medicina, Veterinária, Agronomia e Pedagogia. Acredito que seja muito importante para melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas o incentivo à entrada dos índios no ensino superior", afirma ainda Newton Carlos.

Lista dos aprovados:

Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP)
Cristiane Z. Vieira - Medicina Veterinária;
Flaviana P. Figueiredo - Pedagogia;
Gelson A. Jares - Direito;
Ivanir J. Morceli - Arquitetura e Urbanismo;
Marilda Canale - Administração;
Nehemias Lili - Comunicação Social;
Nelson Gonçalves - Administração;
- Oziel A. M. Cotócio - Administração.

Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Gilmar M. M. Galache - Engenharia Mecatrônica

Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN)
Cristiane Paulo Castro - Nutrição;
Josiel Borlinques Paulo - Educação Física;
Ramão Gabriel Bernardo - Educação Física;
Gilce Moraes Jorge - Biomedicina;
Fernanda Ferreira Delgado - Educação Física

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.