VOLTAR

Caso Dorothy: outro mandante será julgado

O Globo, O País, p. 12
03 de Abr de 2008

Caso Dorothy: outro mandante será julgado
STF nega recurso de fazendeiro, livre desde 2006 por ganhar habeas corpus de ministro

Um dos mandantes do assassinato da missionária americana naturalizada brasileira Dorothy Stang, em 2005, o fazendeiro Regivaldo Galvão, o Taradão, vai finalmente ao banco dos réus. A segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou semana passada agravo de instrumento apresentado pela defesa do fazendeiro, tentando desqualificar a denúncia do Ministério Público estadual.
O Tribunal de Justiça do Pará marcará a data do julgamento.
O outro fazendeiro acusado como mandante, Vitalmiro Bastos de Moura, foi condenado. Como a pena ultrapassou 20 anos, terá direito a novo julgamento, marcado para 5 de maio.
Graças a um habeas corpus concedido pelo ministro César Peluso, do STF, Galvão aguarda o julgamento em liberdade desde julho de 2006, quando deixou a cela que ocupava na penitenciária de Americano, a 45 quilômetros de Belém. Galvão foi acusado pelos pistoleiros Raifran Sales, o Fogoió, e Clodoaldo Carlos Batista, réus confessos do assassinato da freira Dorothy Stang - e já condenados.

O Globo, 03/04/2008, O País, p. 12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.