VOLTAR

Casai promove palestras sobre Tuberculose

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=58486
23 de Mar de 2009

A Casa de Saúde do Índio de Roraima (Casai/RR) inicia amanhã uma série de atividades sobre a Tuberculose. Segundo a diretora da unidade de saúde, Irmã Auristela, a semana de evento segue até sexta-feira, 27, e haverá palestras, vídeos, teatro de fantoche e filme direcionado aos pacientes, acompanhantes e funcionários da Casai, sobre o Dia Mundial de Combate a Tuberculose, comemorado mundialmente nesta terça, dia 24.

A abertura acontece amanhã com a palestra 'Tuberculose e orientação sobre a coleta de escarro', tendo como palestrantes Rosiclei Alencar Liberal e Carlos Alberto Gomes. Depois haverá apresentações do teatro de fantoche e um vídeo sobre a Tuberculose. As ações são na Casai e acontecem sempre das 8h às 12h,

Na quarta-feira, 25, será realizada a palestra sobre 'Sintomas e tratamento da Tuberculose' com a enfermeira Jurema Monteiro. Para quinta-feira, 26, está programada uma dinâmica entre os participantes e logo depois a oficina de confecção de cartazes sobre o que entenderam sobre o combate a Tuberculose. No encerramento, no dia 27, sexta-feira, será apresentado um filme e uma peça teatral sobre a Tuberculose.

Irmã Auristela informou que o objetivo das atividades é levar conhecimento e informação dos cuidados com a doença. "Temos certeza que com essas informações que vamos passar aos pacientes e seus acompanhantes da Casai vamos ajudar a combater a tuberculose entre os indígenas, já que eles servem de multiplicadores em suas comunidades e assim ficar mais fácil o encaminhamento", disse.

A responsável técnica pelo Programa de Tuberculose da Casai, Yolanda Borici, disse que diariamente é feita uma busca ativa entre os pacientes da Casai que apresentam tosse por mais de três semanas, onde é feita a coleta de escarro para exames laboratoriais. Ela informou que uma vez fechado o diagnostico, inicia-se o tratamento de forma supervisionada pela equipe de enfermagem comandada por duas pneumologistas no atendimento a esses pacientes.

"Esse é o momento que podemos despertar na população indígena a gravidade da doença e ao mesmo tempo orientar que a Tuberculose tem cura, se tratada devidamente", afirmou.

A Casa de Saúde do Índio é mantida pela Coordenação Regional de Roraima (Core/RR) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e atende em média 350 índios por dia, das etnias Macuxi, Samunã, Sapará, Taurepang, Xiriana, Xirixana, Wai-Wai, Wapixana, Ingaricó, Maiogong, Patamona e Yanomami, dentre outras, além de indígenas da Venezuela.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.