VOLTAR

Casai de Nhamundá (AM) ganha novo espaço

Sesai - http://portal.saude.gov.br
Autor: Valéria Amaral
19 de Jul de 2011

O local garantirá maior conforto para os indígenas que precisam de atendimento médico em Parintins

Começou a funcionar na última sexta-feira (15) a nova Casa de Saúde do Índio (Casai), no município de Nhamundá (AM). O imóvel foi alugado por R$ 2 mil reais mensais pela prefeitura, por meio de uma parceria firmada no final de maio (26) com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi). Com o convênio, em um mês e meio, as adequações do espaço e a mudança para o novo prédio foram realizadas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Parintis (AM), responsável pelo espaço.

De acordo com a chefe do DSEI de Parintins, Paula Cristina Rodrigues, além da locação do novo imóvel, a parceria também prevê a contratação de dois técnicos de enfermagem dedicados exclusivamente à Casai. Eles serão responsáveis por dar medicamentos aos pacientes indígenas e acompanhá-los em consultas e exames.

Paula explica que a Casai foi estruturada para atender às necessidades dos indígenas enquanto eles estivessem fora da aldeia para tratamento de saúde. Para isso, a estrutura da nova casa conta com espaço de qualidade para acolhimento dos índios. "A gente quer que eles se sintam à vontade, como se estivessem no ambientes deles. Para tanto, foi pensada também a instalação de armador de rede nos quartos e na área externa".

O espaço contará com profissionais de saúde, de limpeza, de cozinha e de transporte. A unidade conta, ainda, com varanda, duas salas de convivência, refeitório, lavanderia e enfermaria, totalizando 240 metros quadrados de área construída. Segundo Paula Rodrigues, a antiga Casai não estava adequada para receber os indígenas, pois o espaço era pequeno e a conservação física deixava a desejar. O novo imóvel, que funciona numa casa adaptada para servir a essa população, tem capacidade para receber até 30 pacientes.

Ainda de acordo com a chefe do DSEI de Parintis, todos os procedimentos para que o distrito se torne uma Unidade Gestora Autônoma estão sendo providenciados. A mudança deve ser concluída até o fim de julho. A partir de então, DSEI terá autonomia para realizar licitações e compras e contratações emergenciais de alimentos, combustível e serviços de manutenção de frota e equipamentos.

A transformação do DSEI em Unidade Gestora Autônoma é uma das principais reivindicações dos povos indígenas, pois possibilita que cada distrito tenha inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e profissionais treinados nas áreas de gestão e licitação, por exemplo. Os distritos são unidades responsáveis pela administração dos serviços de saúde prestados à população indígena e integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, ligado à Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde.

COMO FUNCIONA A ASSISTÊNCIA - Os 751 postos de saúde das comunidades indígenas de todo o país são as bases da atuação das equipes multidisciplinares de saúde indígena, compostas por médico, enfermeiro, odontólogo e auxiliares de enfermagem, além dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e dos Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN). Os agentes moram nas aldeias e são indicados pelos Conselhos Locais de Saúde Indígena. A eles competem ações de atenção primária, saneamento e educação em saúde.

Os casos que não podem ser resolvidos nos 358 pólos-base, espalhados nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) do país são encaminhados pelas equipes aos municípios de referência, que contam com as Casas de Saúde Indígena (Casai) - 62 no total. A Casai garante alojamento, alimentação e atendimento de enfermagem aos pacientes e seus acompanhantes, respeitando as especificidades culturais de cada etnia.

Além disso, as Casai prestam assistência farmacêutica e apoiam os DSEI na articulação da rede de referência de Média e Alta Complexidade, bem como acompanha o agendamento e a realização de consultas, exames e internações. A unidade realiza, ainda, o apoio logístico para retorno dos pacientes que recebem alta médica e de seus acompanhantes aos locais de residência.

http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=ds…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.