VOLTAR

Casai de Campo Grande promove festa de 15 anos para jovem indígena

Pantanal News - www.pantanalnews.com.br
25 de Out de 2008

Usuários e funcionários da Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI) de Campo Grande, órgão da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), promoveram na última quinta-feira (23) uma festa de aniversário surpresa para comemorar os 15 anos da Guarani Cristiane Pires dos Santos, da aldeia Potreiro Guassu, município de Paranho

A jovem está hospedada na Casai de Campo Grande há três meses, nesse período passou por diversas consultas e exames, e há cerca de um mês está sendo submetida há um tratamento de quimioterapia para combater um câncer ósseo no joelho esquerdo, o tratamento está sendo feito no setor de Oncologia da Santa Casa.

Sensibilizados com a situação da jovem, os funcionários e indígenas hospedados na Casa de Apoio, se uniram e montaram no refeitório da Casai, uma festa surpresa com direito a bolo, refrigerantes, pipoca e cachorro quente. A indígena também recebeu diversos presentes dos funcionários da instituição que se mostraram felizes por poder proporcionar alguns instantes de alegria para a jovem que enfrenta um difícil tratamento contra o câncer.

De acordo com a chefe da Casai de Campo Grande, Maria Almeida dos Santos, iniciativas como esta são extremamente positivas, pois trazem um pouco mais de ânimo a estas pessoas que necessitam sair de suas aldeias para fazer tratamento médico nas cidades.

"A Casai patrocinou os comes e bebes, e os funcionários ajudaram na decoração e na compra de presentes, se ela estivesse em sua aldeia certamente teria uma festa, não sabemos como seria essa comemoração, mas mesmo assim resolvemos fazer nossa parte e proporcionar para esta jovem a sua festa de aniversário", afirma Maria.

A Casa de Apoio à Saúde Indígena de Campo Grande está localizada na Avenida Bandeirantes 2648, Bairro Nova Bandeirantes, sendo responsável por dar todo apoio necessário que os indígenas necessitam para fazer tratamento médico, no caso de Cristiane além de apoio logístico como transporte ao hospital, ela também recebe a atenção de enfermeiros enquanto estiver hospedada na Casa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.