VOLTAR

Cartilha sobre saberes de territórios indígenas será lançada neste sábado (25) em Maquiné

Sul21 - sul21.com.br
Autor: Sul 21
23 de Abr de 2026

Lançar um olhar sensível e divulgar práticas que sustentam redes de cuidado, autonomia e bem viver: é o que propõe a Cartilha Mulheres-árvore - Encontros da Farmacinha em Territórios de Bem Viver. A publicação será lançada neste sábado (25), às 15h, no Espaço Cultural AMÓ - Lugar de Bem Viver, na linha Cachoeira, em Maquiné (RS).

O evento gratuito e aberto ao público contará com uma roda de conversa com lideranças femininas de sete territórios: Tekoa Guyra Nhendu (Maquiné), Grupo Mulheres da Terra (Viamão), Retomada Gãh Ré (Porto Alegre), Grupo de Mulheres Filhas da Terra - Assentamento Filhos de Sepé (Três Cachoeiras), Território Xokleng Konglui (São Francisco de Paula) e Comunidade Kilombola Morada da Paz (Triunfo). Além disso, ocorrerá a exibição do curta-documentário "Um dia na vida de Maria" e música ao vivo com Ananda Tangará.

A publicação reúne as vivências que ocorreram durante o desenvolvimento da segunda fase do projeto Reverdecer, que acontecem desde 2025, como oficinas de plantas medicinais, capacitação em Memória e Patrimônio e rodas de conversa sobre a saúde da mulher. As ações do projeto e os registros da cartilha foram idealizados por uma equipe exclusivamente de mulheres, frequentadoras da Farmacinha de Maquiné, que trabalharam na pesquisa, registro e memória.

A cartilha documenta todo esse movimento do Reverdecer em forma de poesia, jornalismo, ilustrações, literatura e fotografia.

Após o lançamento, a Cartilha Mulheres-árvore será disponibilizada gratuitamente na Farmacinha de Maquiné, bem como em escolas, bibliotecas, associações comunitárias, movimentos sociais e espaços culturais. Também será veiculada em versão digital, que poderá ser acessada gratuitamente.

Serviço

O que: Lançamento da Cartilha Mulheres-árvore - Encontros da Farmacinha em Territórios de Bem Viver Quando: 25 de abril, sábado, 15h Onde: AMÓ - Lugar de Bem Viver, linha Cachoeira, Maquiné (RS) Mais informações: (51) 98153-8815

https://sul21.com.br/noticias/cultura/2026/04/cartilha-sobre-saberes-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.