VOLTAR

Carta enviada à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva

CCPY- Boletim Yanomami no.33
08 de Jan de 2003

Watoriki, 08 de Janeiro de 2003
À Sra. Ministra do Meio Ambiente Marina Silva

"Prezada Senhora Ministra:

Nós, Yanomami, enviamos esta carta, pois queremos lhe falar. Assim que ouvimos a notícia sobre sua nomeação ficamos felizes, já que a senhora conhece bem os povos indígenas em todo o país e conhece bem a floresta, pois trabalhou com os seringueiros. A senhora sabe como proteger a floresta, por isso, tornou-se uma líder.
Quando a senhora estiver no Congresso Nacional diga a todos: "a floresta é muito grande e o meio-ambiente deve realmente ser protegido". È isso que deve ser dito a todos os deputados federais.
Nós, Yanomami, queremos proteger nossa floresta e não queremos ouvir as palavras dessa gente que quer sempre invadi-la.
Mais tarde, se a senhora quiser, pode nos chamar para conversar. Assim, juntos poderemos defender a floresta. De fato, se nós, Yanomami, não existíssemos, os brancos já a teriam devastado. Nós, pajés, protegemos também a floresta, por isso queremos apoiá-la. Se nos ajudamos uns aos outros, nós, habitantes da floresta, continuaremos a viver bem por muito tempo e vocês, brancos, poderão também viver, trabalhar, comer e banhar-se com boa saúde. É isto que queríamos lhe dizer: se nós, habitantes da floresta, nos mantivermos unidos, continuaremos vivendo bem. Nós, povos indígenas, não queremos também que vocês, brancos, briguem entre si.
Se a floresta ficar vazia, o espírito da fome chegará, as epidemias voltarão e o sol vai descer para perto da terra, assim, tudo ficará muito quente: os rios vão secar e os peixes e a caça vão desaparecer. Isso pode realmente acontecer, por isso, senhora Ministra, escute nossas palavras. Assim sendo, nós ficamos zangados também ao ouvir falar sobre a Floresta Nacional de Roraima em nossa Terra Indígena.
Convidamos a senhora para nos visitar em nossa terra, para ver de perto a nossa floresta e assim, realmente, defendê-la junto com a gente. Se a senhora vier nos ver ficaremos, realmente, muito felizes.
Estas são nossas palavras. Desejamos- lhe um bom trabalho.
Saudações do Povo Yanomami."

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.