VOLTAR

Carta CIR 359-03

CIR-Boa Vista-RR
22 de Jun de 2003

Prezados amigos e amigas

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) agradece profundamente os companheiros de luta, nossos parceiros, pelo apoio moral e financeiro na organização da recepção do ministro de Estado da Justiça, Márcio Thomaz Bastos e sua comitiva que esteve durante três dias (10 à 12/06), no estado de Roraima com a missão de ouvir e colher informações/depoimentos sobre a situação da terra indígena Raposa Serra do Sol. Há cinco anos, esperamos pela homologação de acordo com a portaria 820/98 do Ministério da Justiça.

Graças à ajuda dos parceiros e a participação das comunidades, conseguimos reunir no dia 11, mais de três mil e quinhentos parentes e visitantes na maloca do Maturuca, onde o Ministro pôde nos ouvir e colher dados verídicos da nossa realidade sofrida com as constantes ameaças dos não-índios, invasores de nossas terras e que hoje brigam e matam por elas, desrespeitando nossos direitos adquiridos.

A organização, a participação ativa de nossas lideranças impressionou toda a comitiva ministerial. De todos os encontros realizados durante a visita do Sr. Ministro, inclusive contando os organizados pela classe política contrária aos nossos direitos, o de Maturuca foi o maior de todos. E só conseguimos tal sucesso na organização (já em cima da hora), providenciando alimentação e transporte para tantas pessoas, devido à colaboração de todos Aliados.

Amigos, a indefinição da homologação tem proporcionado um clima de guerra, terrorismo psicológico das suspeitas estratégias dos políticos locais. Cada limite da terra indígena é vista como uma fronteira a ser derrubada, um território a ser explorado. Dentro deste contexto, as demarcações em ilhas aumentam os focos de tensão, desarticulam as comunidades e expõe a população indígena de Roraima a diversos tipos de ações criminosas.

A visita do Sr. Ministro deixou-nos satisfeitos, porém, sem nenhuma definição, não sabemos qual o desfecho final. O que nos resta agora, é continuar esta luta, atentos e na expectativa de resultados favoráveis, que saia urgentemente uma solução que venha fazer justiça.

A homologação em área contínua da TI Raposa Serra do Sol é a única forma de resolver esta situação, somente assim poderemos ter paz e então construir um futuro melhor para o nosso povo. Somos capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável o que nos falta é igualdade de condições. Assim teremos como nos auto-sustentar sem ficar na dependência financeira dos políticos daqui que nos criticam e criticam as ONGs que os ajudam nessa luta.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.