VOLTAR

Carismáticos e ameaçados

O Globo, Ciência, p. 24
01 de Jan de 2010

Carismáticos e ameaçados
No Ano da Biodiversidade, uma campanha para salvar as espécies em maior risco

No Ano Internacional da Biodiversidade, que começa hoje, cada uma das espécies mais ameaçadas de extinção do planeta ganhará um dia especial, na internet, ao longo de 2010. De ursos polares a salamandras gigantes, passando por árvores da Namíbia e crocodilos cubanos, cada um terá um destaque. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para uma ameaça que se torna a cada dia mais grave, sobretudo com o aquecimento global: extinções em massa.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) anunciou ontem que vai lançar ao longo do ano um extenso perfil dos 365 animais, plantas e fungos mais ameaçados de extinção do planeta. A ideia é dar destaque aos mais carismáticos, para chamar atenção ao problema.

- Já é hora de os governos adotarem esforços sérios para salvar as espécies ameaçadas e que tais medidas sejam prioridades em suas agendas neste ano. O tempo está realmente se esgotando - afirmou Jane Smart, especialista em biodiversidade da IUCN.

- Evidências científicas de uma grave extinção se acumulam.

Um terço das 1,8 milhão de espécies identificadas é considerado sob crescente ameaça. Mas o problema pode ter proporções muito maiores porque, segundo cientistas, o número total de espécies ainda desconhecidas varia de 6 milhões a 12 milhões.

O aquecimento do planeta forçará o abandono de muitos habitats e o deslocamento de diversas espécies. O desequilíbrio decorrente dessas alterações populacionais pode levar a extinções em massa.

Um dos mais ameaçados é o urso polar. Com o degelo do Ártico, ele perde o seu habitat natural e sua capacidade de caçar.
Urso polar é o primeiro destaque
A partir de hoje, conforme declarado pelas Nações Unidas, começa o Ano Internacional da Biodiversidade. Como parte dos alertas mundiais, a IUCN, responsável pela elaboração da anual Lista Vermelha das espécies ameaçadas, será a responsável pelos detalhados textos que apresentarão os animais, plantas e fungos mais ameaçados em seu site, na internet (www.iucn.org).

- Começaremos com algumas espécies mais conhecidas antes de cobrirmos plantas, fungos, invertebrados e muitos outros, até os menos carismáticos - explicou.

Maior símbolo do aquecimento global e do consequente derretimento das geleiras, o carismático urso polar abre a série, como a estrela do dia 1o

Com o fracasso da Convenção das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, em Copenhague, no fim do ano passado, a IUCN alertou que a falta de ação colocará em risco o futuro de algumas das mais conhecidas criaturas terrestres.

É o caso também do pinguim imperador, da raposa do ártico, do urso panda, do peixe palhaço e do coala, entre tantas outras.

O Globo, 01/01/2010, Ciência, p. 24

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.