VOLTAR

Caravana Quilombola está presente em 12 comunidades de Central do Maranhão

Governo do Maranhão - http://www.ma.gov.br
26 de Jul de 2019

Doze comunidades quilombolas do município de Central do Maranhão, na região da Litoral Ocidental, serão beneficiadas com os serviços prestados pela Caravana Quilombola, que acontece na próxima semana, de 30 a 1o de agosto, nas comunidades Monte Cristo e São Sebastião.

Fátima Rolland, moradora do quilombo Monte Cristo e gestora da política de igualdade daquele município relata que as comunidades estão animadas para receber a Caravana. "Fizemos uma ampla mobilização com os quilombolas para participar desta festa da cidadania que vai acontecer nos quilombos de Central e teremos apresentação cultural, almoço comunitário, muitos serviços para o povo e uma boa recepção para todos".

A Caravana Quilombola é uma estratégia de ação do Programa Maranhão Quilombola e tem se notabilizado pela grande oferta de produtos e serviços realizados pelo Governo do Estado e prefeitura dentro das comunidades quilombolas, envolvendo todos os outros quilombos do entorno.

"Nossa expectativa é de que a Caravana seja um sucesso e queremos da melhor forma possível tirar proveito das capacitações e dos serviços que serão prestados ao nosso povo", relata entusiasmado Luís Jorge Coelho Bastos, secretário municipal de assistência social e organizador da Caravana em Central.

Com a coordenação da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), os serviços prestados são desenvolvidos por secretarias de Estado da Saúde (SES), Desenvolvimento Social (Sedes), Trabalho e Economia Solidária (Setres), Mulher (Semu), Juventude (Seejuv) e por servidores da prefeitura nas pastas parceiras do projeto.

Integra também as atividades o Sistema de Agricultura Familiar, Sistema SAF, que é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA).

A Caravana Quilombola começa no dia 30 de julho, às 8h, na Sala do Empreendedor, com uma oficina para os técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os servidores da Sedes vão tratar de orientações técnicas relacionadas ao atendimento das comunidades quilombolas e a marcação correta no CADÚnico para identificar os grupos tradicionais específicos.

Às 14h, será realizado o "Seminário intersetorial: políticas públicas para os povos e comunidades tradicionais no contexto do Programa Maranhão Quilombola". Na programação, uma exposição das ações de Governo do Estado desenvolvidas para os quilombos, seguida de um diálogo sobre as ações apresentadas. O evento terá a participação de gestores e assessores das Secretarias de Estado parceiras, com a coordenação da SEIR.

Nas comunidades de Monte Cristo (dia 31 de julho) e São Sebastião (1o de agosto), das 8h30 às 17h, acontecem os atendimentos à população quilombola, com consultas médicas, testes rápidos de IST/Aids, verificação da pressão arterial, exames de glicemia, saúde da mulher, saúde bucal, atualização dos dados do CAD, expedição de carteira de trabalho e CPF, escutas especializadas, atividades lúdicas para crianças, oficinas e palestras sobre políticas públicas e roda de conversa sobre aproveitamento integral dos alimentos.

http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias/direitos-humanos/caravana-quilom…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.