VOLTAR

CARAVANA DO POVO | População do Baixo Rio Branco recebe serviços de saúde e palestras educativas | RORAIMA

Folha Nobre folhanobre.com.br
09 de Jun de 2018

Durante a ação social foram realizados 788 atendimentos médicos e houve entrega de 215 óculos e de medicamentos

Quilômetros de rios cercados por uma imensidão de mata. Foi em meio a esse cenário natural que ocorreram os atendimentos de saúde e de assistência social da terceira Caravana do Povo, no Baixo Rio Branco. A ação, promovida pelo Governo de Roraima, ocorreu entre os dias 29 de maio e 6 de junho, em 15 comunidades ribeirinhas, localizadas nos municípios de Caracaraí e Rorainópolis, região Sul do Estado.

A Caravana contou com a participação da Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar social), Univirr (Universidade Virtual de Roraima) e Agência de Desenvolvimento de Roraima (Desenvolve-RR).

Na área de saúde, foram realizados 788 atendimentos médicos: 326 de cardiologia, 224 de pediatria e 238 de ginecologia. O coordenador da saúde itinerante, Nadistony Pinheiro, fez uma avaliação positiva da Caravana e afirmou que a ação conseguiu atingir o seu objetivo, que é levar saúde aos ribeirinhos, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores da região do Baixo Rio Branco.

"Nessa edição da Caravana, a equipe de saúde do Governo de Roraima fez a entrega de todos os exames preventivos realizados na ação anterior. Quem fez exame de vista também recebeu os óculos. Esse trabalho representa uma conquista da governadora Suely Campos, que tem a saúde como uma das prioridades da sua gestão", disse.

A moradora da Comunidade de Santa Maria do Boiaçu, Samara Gato, também já havia feito exames durante a Caravana no início da gravidez. Ela está gestante de seis meses e aproveitou o retorno dos médicos para fazer o ultrassom, a fim de saber o sexo do filho e como está a saúde do bebê.

"Eu me sinto aliviada, porque não preciso ir até Caracaraí para fazer o acompanhamento médico da minha gravidez. Com a Caravana, posso fazer todos os exames necessários aqui mesmo na minha comunidade, evitando qualquer tipo de gasto. A governadora Suely Campos está de parabéns por fazer esse tipo de trabalho com a população ribeirinha", finalizou.

MEDICAMENTOS - Com o propósito de realizar um atendimento médico mais eficiente à população ribeirinha, o Governo de Roraima destinou uma variedade de medicamentos para facilitar o tratamento dos pacientes. Dentre os medicamentos distribuídos, estão os anti-inflamatórios, antibióticos, analgésicos, vitaminas e remédios para o tratamento contra todos os tipos de verminoses. Além disso, foram entregues repelentes para as grávidas para a prevenção contra o Zica vírus, causador da microcefalia.

Uma novidade nessa Caravana do Povo foi a inclusão do teste rápido para doenças como a dengue, chikungunya e zica. A farmacêutica katyele Lima, que participa pela segunda vez da ação, disse que esses exames in loco são reforço para o atendimento médico aos ribeirinhos.

"Esses exames antes eram feitos em laboratórios na capital, mas agora podemos realizá-los aqui mesmo nas comunidades ribeirinhas no momento da consulta médica, facilitando o tratamento da doença. Estamos satisfeitos em garantir uma logística ampla de medicamentos para atender melhor os pacientes da região", concluiu.

ÓCULOS - Ainda durante a Caravana do Povo, foram entregues 215 óculos aos moradores de todas as comunidades do Baixo Rio Branco. Os ribeirinhos, que foram beneficiados com a entrega dos óculos, fizeram o exame oftalmológico na Caravana que ocorreu em novembro do ano passado.

A moradora da comunidade de Sacaí, Rita Martins, já havia participado de outras edições da Caravana do Povo. Nessa última, a pescadora fez outra consulta com médicos e recebeu medicamentos da farmácia itinerante. Ela também recebeu os óculos para poder estudar com mais tranquilidade.

"Fiquei satisfeita com o atendimento médico e com meus novos óculos. Agora estou com meus exames em dia e posso realizar minhas atividades escolares com mais tranquilidade, já que posso enxergar melhor. Esse trabalho realizado pelo Governo do Estado é maravilhoso", ressaltou.

PALESTRAS EDUCATIVAS - Além dos atendimentos médicos, a Caravana do Povo também promoveu palestras educativas sobre a preservação do meio ambiente e o consumo adequado da água pelos ribeirinhos. O trabalho de conscientização foi realizado pela equipe da Caerr, que também orientou a comunidade sobre o uso apropriado da água.

A chefe do Núcleo do Meio Ambiente da Caerr, Airlene Carvalho, afirmou que o trabalho de educação ambiental foi realizado com sucesso. "Cumprimos com o nosso papel de orientar os moradores da região para preservação dos rios e utilização do reaproveitamento dos resíduos sólidos, para diminuir os impactos ambientais na região. Além disso, fizemos um trabalho especial, conscientizando os ribeirinhos para que tratem a água para consumo. Para isso, distribuímos hipoclorito de sódio a todos que participaram da Caravana", finalizou.

http://folhanobre.com.br/2018/06/09/caravana-do-povo-populacao-do-baixo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.