VOLTAR

Caravana da Saúde Indígena é a maior ação da história dos povos indígenas

Correio do Estado https://www.correiodoestado.com.br/
Autor: FÁBIO ORUÊ
16 de Jun de 2018

A subsecretária de Políticas Públicas para Indígenas de Mato Grosso do Sul, Silvana Terena, diz que a Caravana da Saúde realizada nas aldeias é considerada a maior ação de governo voltada aos povos indígenas. "Nunca houve na nossa história uma ação como essa dentro das aldeias. Essa ação do governador Reinaldo Azambuja aproxima a saúde dos indígenas porque muitos não conseguem sair de dentro das comunidades", afirmou ela.

Na terceira edição da Caravana da Saúde Indígena são atendidos moradores de 20 aldeias de dez municípios (Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru). "Vamos realizar mais de 2,5 mil consultas e exames, e dar sequência aos encaminhamentos aqui da Caravana. Estamos dando oportunidades às nossas comunidades indígenas", destacou o governador Reinaldo Azambuja em visita a estrutura do programa montado na Aldeia Amambai, em Amambai.

"Está aprovado esse programa porque a gente precisa de cardiologista, ginecologista e outros médicos que a gente não tem. Aqui tem tudo", explicou Edna da Silva, 39, moradora da aldeia Amambai. As duas primeiras edições do programa de saúde aconteceu nas regiões de Miranda e Aquidauana e atendeu uma maioria de índios Terenas. Na região Sul-Fronteira de Mato Grosso do Sul, a Caravana atende mais indígenas das etnias Guarani e Kaiowá.

Consultas de cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, otorrino, odontologia, psiquiatria, urologia e psicologia estão entre as oferecidas pela caravana. Serviços como reconhecimento de União Estável, Emissão de 1o Via de RG e CPF também estão disponíveis. Há ainda atividades culturais e de entretenimento como atividades esportivas, brinquedos e atividades infantis e pintura em crianças.

https://www.correiodoestado.com.br/cidades/caravana-da-saude-indigena-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.