VOLTAR

CAR promove encontro de povos indígenas do Litoral Sul

Tribuna da Bahia - http://www.tribunadabahia.com.br/
28 de Mar de 2012

Cerca de 50 índios das etnias Pataxó e Tupinambá participaram do 'Encontro de Povos Indígenas' realizado no município de Itabuna, nesta quarta-feira (28), promovido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos.

O evento reuniu lideranças de 40 comunidades dos municípios de Itaju da Colônia, Pau Brasil, Camacã, Buerarema, Una, Ilhéus e Camamu, com o objetivo de garantir uma ampla participação de representantes indígenas do Território de Identidade Litoral Sul para discutir demandas para as localidades.

De acordo com o assessor executivo da diretoria da CAR, Lanns Almeida, a proposta é identificar a situação social e econômica dessas comunidades. "Estamos plantando uma semente da mudança e, a partir das demandas que eles apresentarem, vamos intensificar o apoio aos índios, por meio dos programas Produzir e Vida Melhor.

Para o coordenador de políticas para os povos indígenas da SJCDH e liderança Pataxó, Jerry Matalawê, esse é um movimento importante. "Estamos reunidos para apresentar e qualificar demandas, além de preparar um plano tático operacional (PTO) para 2012, especificamente, para cada comunidade", disse.

O cacique Babau, da aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, localizado no município de Buerarema, ressaltou a importância do apoio que a CAR vem dando aos povos indígenas. "Este é um grande salto para levar melhorias para nossas aldeias. Temos a oportunidade de discutir, junto com representantes do governo, ações para o desenvolvimento das comunidades, potencializando as questões de maior viabilidade".

Entre as demandas apresentadas pelos índios tupinambás estão a recuperação das plantações de cacau, implantação de horta, criatório de galinha e sistema de abastecimento de água. Já os pataxós solicitaram núcleos produtivos com barracas para feirantes, melhoria das estradas, reflorestamento das áreas degradadas, revitalização das nascentes dos rios, recuperação de barcaças e secadores de cacau e investimento para recuperação da lavoura cacaueira. As propostas serão analisadas por técnicos da CAR.

O evento foi realizado também nos municípios de Itamaraju e Ibotirama, no último dia 26, e, no próximo dia 2, o Encontro de Povos Indígenas acontece em Paulo Afonso.

Políticas públicas para os indígenas

A CAR vem investindo em ações para o atendimento aos índios. Somente no âmbito do Produzir foram investidos R$2,7 milhões na implantação de 21 subprojetos em comunidades indígenas, sendo beneficiadas 3.097 famílias.

Os investimentos foram feitos em 16 municípios, que concentram 39,10% da população indígena do estado da Bahia: Banzaê, Belmonte, Buerarema, Euclides da Cunha, Glória, Ibotirama, Ilhéus, Itamaraju, Muquém do São Francisco, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Rodelas, Santa Cruz Cabrália, Serra do Ramalho e Una. Eles atenderam demandas oriundas das etnias Atikum, Kaimbé, Kiriri, Pataxó, Tuxá, Xucuru-Kariri, Pataxó Hã, Hã, Hãe, Kantaruré, Pankaru e Tupinambá.

Esses investimentos foram viabilizados através de convênios celebrados entre a CAR/Sedir e as associações comunitárias dos povos indígenas, que irão gerenciar os recursos e executar as ações previstas.

http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=110331

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.