VOLTAR

Canteiro de Santo Antônio reabre hoje

O Globo, Economia, p. 21
24 de Mar de 2011

Canteiro de Santo Antônio reabre hoje

Ontem, foi realizada uma assembleia com a presença de mais de mil trabalhadores de Santo Antônio na qual foi ratificado acordo com a Odebrecht, construtora que lidera as obras da usina. Por isso, a expectativa da procuradora do MPT Paula Roma de Moura, que esteve no local, é que a construção seja retomada hoje. Ao todo, são cerca de 15 mil operários nas obras da usina.
- O compromisso assumido é de que voltem ao trabalho. E no dia 28 o acordo será reavaliado pelos trabalhadores - disse a procuradora, lembrando que a data-base do pessoal do canteiro, que é em maio, será antecipada e na ocasião serão fechadas as questões salariais.
Um dos pleitos que está sendo atendido é em relação ao plano de saúde. Os empregados estavam insatisfeitos com a seguradora de saúde escolhida, porque não tinha praticamente nenhuma cobertura no estado e queriam um outro plano. Agora, eles poderão escolher entre três planos oferecidos pela empresa.
Outra reivindicação que a Odebrecht também se dispôs a atender foi a de aumentar o número de ônibus que circulam dentro das instalações da usina. A procuradora disse que o local é muito grande e eles sentiam dificuldades para se locomover na área.
Também haverá troca do tíquete alimentação, que será de uma outra bandeira. Mas Paula Moura disse que isto ainda vai levar um certo tempo, porque existe um processo de implantação.
Em relação aos trabalhadores da usina de Jirau, que com Santo Antônio forma o complexo hidrelétrico do Rio Madeira, a expectativa é dar tratamento uniforme nas negociações trabalhistas. Segundo Paula Moura, as negociações neste caso continuam. A maior parte das atividades no canteiro de obras, no entanto, ainda está parada.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou ontem acreditar que será possível recuperar o atraso com os dias parados na usina:
- A situação de Jirau está se normalizando. Será feito um esforço extra para compensar o tempo parado. Dá para ganhar esse tempo. Recomendo horas extras (para cumprir o cronograma da obra).

O Globo, 24/03/2011, Economia, p. 21

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.