VOLTAR

Candidato à reeleição já tem apoio de mais de 40 tuxauas

Brasil Norte-Boa Vista-RR
19 de Set de 2002

Na semana passada, mais de 40 tuxauas foram ao Palácio do Governo declarar pessoalmente apoio ao governo de Flamarion Portela, por entenderem que os programas desenvolvidos em sua administração, correspondem às propostas por ele apresentadas em seu discurso de posse.
O encontro foi mediado pelo secretário do índio Orlando de Oliveira Justino que dentre outros assuntos, conduziu os tuxauas que queriam também, fazer algumas reivindicações para suas comunidades.
Segundo Orlando Justino o Estado de Roraima comporta hoje cerca de 250 comunidades indígenas reconhecidas e este grupo esteve representando uma parcela de Normandia, Pacaraima, Alto Alegre e parte de Uiramutã.
Justino ressalta que os tuxauas de outras comunidades já manifestaram o mesmo desejo de se reunir com o governador Flamarion Portela, com as mesmas intenções, haja vista que, estes líderes indígenas reconhecem o governo de Portela como um governo voltado exclusivamente para o social.
Reivindicações
Além da reunião servir como palco de declaração pessoal de apoio a Flamarion Portela, os líderes indígenas fizeram algumas reivindicações que consideram importantes e indispensáveis as suas comunidades como: a reforma de algumas escolas, construção e recuperação de pontes e estradas de acesso às malocas e também aquisição de grupos geradores de energia para algumas localidades.
Flamarion Portela disse que esta aproximação tem dado muito certo desde que o indígena e o Estado, passaram a ter uma ligação direta e constituída que tem credibilidade com o poder executivo (Secretaria do índio) e que o apoio fortalece e lhe encoraja ainda mais a trabalhar pelo Estado.
Canavial
O Tuxaua Jesus, da maloca do Canavial, na Região de Normandia, um dos líderes do grupo, ressaltou que nunca tinha visto em tão pouco tempo, um governo realizar obras sociais de largo alcance, como o Vale-Alimentação, e Alo Mamãe que esta promovendo uma verdadeira revolução social no Estado de Roraima.
Ele foi claro e enfático ao declarar que seu povo não quer viver de favores de terceiros, mas sim, de apoio digno que lhes dê credibilidade a exercer o direito de ser cidadão como qualquer outro indígena.
"O governo de Flamarion Portela está dando tão certo que nós estamos nos sentindo outras pessoas e convoco os parentes a deixar o passado de lado e vivermos o futuro que é este momento que presenciamos hoje", reforça
Quanto às reivindicações, o governador disse que todas serão analisadas com critério e atenção absoluta, pois entende e conhece as necessidades dos indígenas.
"Dentro do possível e das nossas condições, nós vamos procurar atender a todos se não agora, mas ao longo deste ano e futuramente no ano que vem", finaliza.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.