VOLTAR

Campus São João participa de Kizomba em comunidade quilombola

Instituto Federal do Piauí http://libra.ifpi.edu.br/
27 de Dez de 2017

O Campus São João do Piauí encerrou o ano com mais uma atividade em prol da diversidade étnica. No último dia 16, um grupo de alunos e servidores participaram da Kizomba, um evento organizado pelo movimento negro na comunidade quilombola de Costaneiras, em Paquetá.

"A participação na Kizomba já é uma tradição da nossa Semana da Consciência Negra - organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas com o apoio das direções, da Coordenação Pedagógica e do Departamento de Administração - e este ano a ida a uma comunidade quilombola tornou o evento ainda mais interessante", destacou Thiago Brito, coordenador do Núcleo.

Durante o dia, em meio à degustação de pratos típicos da culinária negra e à participação em rodas de capoeira e debates sobre escola, educação e diversidade étnica, alunos e servidores do campus conheceram de perto um pouco da realidade dos quilombolas e refletiram sobre a importância da promoção de uma educação capaz de combater o racismo.

"Aqui proporcionamos não só o conhecimento, mas o também o contato com o povo negro e sua cultura, pois só vencendo as barreiras da distância e da ignorância poderemos combater o racismo de forma eficiente", complementou Thiago.

http://libra.ifpi.edu.br/saojoao/noticias/campus-sao-joao-participa-de-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.