VOLTAR

Campus flutuante da UFPA chega ao Marajó

UFPA - www.portal.ufpa.br
13 de Jul de 2010

Um grupo de pesquisadores, professores, estudantes, artistas irão navegar por sete municípios do estado do Pará onde realizarão uma rede de trabalho de ensino, pesquisa e extensão garantindo ações sociais a mais de 10 mil pessoas. Com apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA), o projeto "O imaginário das formas narrativas orais populares da Amazônia paraense (IFNOPAP)", criado em 95, reúne um rico acervo de narrativas orais, mitos e lendas da região Amazônica e contribui para a formação acadêmica de alunos de graduação e de pós-graduação da UFPA.Do projeto que colhia somente histórias sobre os mitos amazônicos, durante as expedições aos rios da região, surgiu a necessidade de intervir na melhoria do padrão de vida das populações ribeirinhas, tanto por meio de ações acadêmicas voltadas para a formação e qualificação de recursos humanos, desenvolvidas no próprio barco de viagem, quanto por meio de ações sociais realizadas nas localidades visitadas. Foi dessa busca que o barco antes utilizado como meio de transporte ganhou a dimensão de um Campus Flutuante.

Com atividades de ensino, pesquisa e extensão o Projeto comemora 10 anos de seminários embarcados navegando por sete municípios do Pará. A 14ª edição do evento irá ocorrer de 10 a 18 de setembro de 2010, retornando aos municípios do Arquipélago do Marajó, com propostas de ações nas localidades de Belém, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Breves, Melgaço e Portel.

O objetivo do evento é identificar manifestações culturais da Amazônia paraense que estejam passando por processo de descaracterização e/ou perdendo espaços significativos de divulgação e de produção, com intuito de apoiá-las e revitalizá-las. Além disso, o evento propõe ações extensivas e reflexão acerca da educação, pesquisa e da biodiversidade amazônica, dando ênfase a experiência de vida das comunidades ribeirinhas.

A programação e a ficha de inscrição estão disponíveis no site:
www.xivifnopap.wordpress.com. O envio de propostas de trabalhos deve ser feito pelo e-mail xivifnopapinscricoes@gmail.com até o dia 15 de julho.

Evento: XIV IFNOPAP/Campus Flutuante
Navegando entre o rio e a floresta por vias do Marajó: com vistas a ensino, pesquisa e extensão
Data: 10 a 18 de setembro
Abertura: 09h - Belém

http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=3896

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.