VOLTAR

Campanha quer garantir abastecimento de água de indígenas afetados pela tragédia de Mariana

Rádio EBC- http://radioagencianacional.ebc.com.br
Autor: Joana Moscatelli
06 de Fev de 2017

Garantir o acesso à água do povo indígena ribeirinho Krenak é o objetivo da campanha que foi lançada nesta segunda-feira no Parque Lage, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

A ideia é arrecadar pouco mais de R$ 400 mil e construir um poço, um açude além de recuperar e reflorestar as nascentes de água da aldeia.

Em novembro de 2015, com o rompimento das barragens do Rio Doce, na região de Mariana, em Minas Gerais, os índios Krenak foram duramente afetados com a morte do rio que era fonte de água, pesca, lazer, cultura e espiritualidade.

O presidente do Instituto Weligth Ian Lasozki contou que o projeto foi construído a partir de visitas à aldeia e ouvindo as necessidades do povo que foi um dos mais afetados pela tragédia de Mariana. A diretora executiva do Instituto E, Nina Braga, contou que 600 moradores da aldeia vão ser beneficiados pela campanha.

As doações para a campanha podem ser feitas até junho pelo site do Instituto Weligth de Inovação Sociambiental. O rompimento da barragem em Mariana, em Minas Gerais, é considerado a maior tragédia ambiental do Brasil. A estrutura da mineradora Samarco desabou e a lama de rejeitos da mineração se espalhou por toda a bacia do Rio Doce.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-02/campanha-que…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.