VOLTAR

Caminhoneiros prometem 'avançar" sobre índios para desbloquear BR

Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT
04 de Out de 2002

Os caminhoneiros que estão sendo vítimas de um bloqueio na BR-364 que já dura mais de 30 horas prometem entrar em confronto com os índios da etnia terena caso as pistas da rodovia não sejam liberadas até às 15h. O aviso foi feito ao inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Gilberto Lopes, que está no local tentando controlar a situação. Em entrevista por telefone ele informou há pouco que "é necessário rezar para que não aconteça uma carnificina".

O inspetor disse ainda que está sendo realizada uma reunião, em Brasília, entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Ìndio (Funai) e representantes da presidência da República no intuito de resolver a questão da desapropriação da área que os índios solicitam. A área tem quase 10 mil hectares e está situado no município de Guiratinga. O problema na desapropriação do local deve-se ao fato dos índios não serem clientes da reforma agrária, dessa forma o processo não pode correr pelo Incra

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.