VOLTAR

Câmara recebe audiência sobre a instalação da nova sede do Parnaso em Petrópolis

Diário de Petrópolis - http://diariodepetropolis.com.br/integra/camara-recebe-audiencia-sobre-a-inst
Autor: Redacao Diario de Petropolis
09 de Nov de 2018

Câmara recebe audiência sobre a instalação da nova sede do Parnaso em Petrópolis
09/11/2018

A Câmara Municipal de Petrópolis recebe na próxima segunda-feira (12) às 18h, a Audiência Pública que vai debater sobre a instalação da nova sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Parnaso, que estará localizada em Petrópolis no Bonfim. A inciativa do encontro é do vereador Silmar Fortes (MDB).

"Temos a finalidade de fazer uma integração entre todas as instituições que estão envolvidas e próximas ao Parnaso, como a Associação dos Moradores e Amigos de Corrêas (AMAC) e as associações de produtores rurais e moradores do Bonfim, além das entidades ambientalistas, para que possam dar ideias e sua contribuição na instalação da nova sede", explicou o vereador.

Criado em 1939, o Parnaso tem o objetivo de proteger a biodiversidade do trecho da Serra do Mar, localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro. No total são 20.024 hectares protegidos e que abrangem os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

A sede atual, situada na Estrada do Bonfim em Corrêas, foi inaugurada em 1999 e é a porta de entrada para a travessia Petrópolis x Teresópolis com cerca de 30 km de extensão. O roteiro tem duração de cerca de três dias e o trecho entre as duas cidades possui trilhas com vários níveis de dificuldade que dão acesso a diversos poços e cachoeiras.

Além da integração com as instituições do bairro e entidades ambientais, Silmar quer debater também a possibilidade de uma maior aproximação entre o parque e a população do município. "Com a nova sede teremos melhores acomodações, o que possibilitará discutirmos também, por exemplo, uma melhoria no acesso à educação ambiental. Uma ideia seria a construção de um auditório que abrigue visitas de crianças, adolescentes e moradores em geral, para que possam conhecer a mata atlântica e sua biodiversidade".

Conforme informações contidas no portal do Parnaso, o parque abriga mais de 2.800 plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios, 83 de répteis e ainda inclui 130 animais ameaçados de extinção e outros só encontrados na região.

"Nossa cidade, entre as demais abrangidas pelo parque, é a que possui maior área verde e ainda não conta com uma sede que possa acolher de forma adequada a população de Petrópolis e o turista. Por isso, a Casa Legislativa quer realizar o debate sobre a instalação da nova sede, que se tornou possível por meio de emenda parlamentar do deputado Hugo Leal, e de como o Executivo, o Governo Federal e o Legislativo podem contribuir para a finalização e o sucesso do projeto", finalizou Silmar.

http://diariodepetropolis.com.br/integra/camara-recebe-audiencia-sobre-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.