VOLTAR

Câmara comemora Dia do Índio com sessão solene esta manhã

MS Notícias
16 de Abr de 2008

A Câmara Municipal de Campo Grande entrega nesta quarta-feira, 16, às 9 horas, o Troféu Domingos Veríssimo Marcos a personalidades que tenham contribuído com as causas indígenas em Mato Grosso do Sul. A comenda faz alusão ao Dia do Índio e foi uma maneira da Casa de Leis reconhecer a importância e demonstrar o respeito à cultura e o espaço territorial dos povos indígenas do Estado.

De acordo com o vereador Athayde Nery (PPS), proponente da homenagem, Campo Grande avançou em relação ao respeito a populações indígenas, incentivando a organização política e a participação nas mais diversas instâncias de poder. "Não podemos mais decidir o que é bom para os povos indígenas a partir do nosso ponto de vista, temos que respeitar a especificidades culturais, por esse motivo criamos o Conselho Municipal de Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande, primeiro do Brasil, com caráter consultivo e deliberativo e, o mais importante, que está sendo ouvido pelo poder Executivo", destacou o parlamentar. Entre os homenageados com Troféu estão o gerente de jornalismo da TV Morena, Alfredo Singh, pelo trabalho da emissora na denúncia da desnutrição de crianças indígenas desde 2002, até o acompanhamento dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito de 2008.

"A emissora tem sido um importante veículo para dar voz às comunidades indígenas, mostrando uma triste realidade e cobrando ações do poder público, que não pode ficar inerte a uma situação como esta", destacou Athayde. Outro indicado é o reitor da Universidade Católica Dom Bosco, Pe. José Marinoni, pelos trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas e o Programa Kaiowá-Guarani e o Programa Terena, que tem dado assistência aos povos indígenas bem como subsídios antropológicos para o entendimento a suas culturas.

A Miss Mato Grosso do Sul, Tainara Terena, foi indicada pela vereadora Grazielle Machado. Para a parlamentar, o fato de uma índia terena representar o Estado em um concurso nacional é uma demonstração do reconhecimento da contribuição desses povos na formação da população do Estado. "Me sinto orgulhosa de uma indígena representar o Mato Grosso do Sul", comentou a vereadora. Troféu Domingos Veríssimo Marcos O Troféu Domingos Veríssimo Marcos foi instituída por Decreto Legislativo em março de 2006 e faz referência ao importante líder terena.

Natural da Aldeia Bananal de Aquidauana, Veríssimo foi um dos pioneiros na luta pela emancipação indígena, respeito à cultura e espaço territorial. Veríssimo serviu o Exército por 35 anos, período no qual participou das expedições do Projeto Rondon e graduou-se em Filosofia, Letras e Física, dominando além das línguas terena, guató e kadwéu, inglês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol. Depois de se aposentar, o terena voltou à aldeia nativa e, com o conhecimento adquirido, iniciou projetos na área da educação, saneamento básico e agricultura, formando a 1ª turma do Curso de Magistério Bilíngüe (Português/Terena), lutou também pelas Rádios Comunitárias e foi o primeiro coordenador da União das Nações Indígenas (UNI).

Ainda na área da Educação, foi responsável pela criação de cotas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e descontos em algumas instituições particulares. Em reconhecimento a este importante trabalho, com reflexos em todo o Estado e exemplo para o Brasil, o vereador Athayde Nery propôs a comenda aprovada pela Casa e simbolizada pelo "Troféu Domingos Veríssimo Marcos".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.