VOLTAR

Cálculo de carbono em áreas de reflorestamento

O ECO - www.oeco.com.br
Autor: Vandré Fonseca
12 de Mai de 2010

Uma dissertação de mestrado apresentada esta semana no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(Inpa) permite o cálculo do estoque de biomassa e carbono em florestas em processo de regeneração. O engenheiro florestal Gabriel Henrique Ribeiro analisou mudas e árvores em crescimento com até 5 centímetros de Diâmetro na Altura do Peito (DAP) e com mais de 30 centímetros de altura, da área experimental do Inpa na estrada ZF-2, Zona Rural de Manaus.

O estudo utilizou uma técnica desenvolvida no instituto que utiliza fórmulas matemáticas e o tamanho das árvores para medir a biomassa, sem a necessidade de derrubá-las. Com o resultado, o pesquisador estimou que uma área reflorestada na Amazônia Central, com indivíduos de até 5 anos,estoca cerca de 2,2 toneladas de biomassa por hectare. O estudo foi realizado em uma área atingida por tempestades no início de 2005,que causaram morte de árvores e abriu clareiras na floresta.

http://www.oeco.com.br/blog-trajetoriafumaca

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.