VOLTAR

Cajati participa de projeto "Povos do Ribeira"

Diário do Litoral - http://www.diariodolitoral.com.br
27 de Ago de 2015

Cajati participa de projeto "Povos do Ribeira"
A intenção do evento foi promover a troca de experiências entre os povos caipira, caiçara e quilombola da região, promover e resgatar a culinária e artesanato locais

Da Reportagem

Reunindo representantes dos municípios Iguape, Cananeia, Ilha Comprida, Registro, Sete Barras, Eldorado, Iporanga e Cajati, o projeto "Povos do Ribeira" foi oficialmente lançado na última sexta-feira, 21, durante o encontro para a realização da VIII Feira de Troca de Sementes dos Quilombos, promovida pelo Instituto Socioambiental no município de Eldorado.

A intenção do evento foi promover a troca de experiências entre os povos caipira, caiçara e quilombola da região, promover e resgatar a culinária e artesanato locais, além de apresentar a plataforma virtual do projeto, que contará com conteúdos exclusivos produzidos por fazedores de cultura de diversos grupos presentes na região.

Oficinas de saberes artesanais e culinários aconteceram durante toda a tarde, e o município de Cajati foi representado por D. Zilda Ramos Alves, do bairro Vila Andréia. A cozinheira apresentou o prato feito com carne seca e mamão verde, cuja receita já está na família há algumas gerações.
Cozinhando junto com D. Zilda estava D. Neire Alves da Silva, do Quilombo de Ivaporunduva, que apresentou a receita de frango caipira com chuchu e açafrão. Os pratos foram preparados com a ajuda das demais cozinheiras e degustado por todos os presentes.

Simultaneamente à Oficina de Culinária Tradicional aconteceu também o workshop de artesanato, liderado pelos mestres artesãos dos quilombos de Iguape e Cananeia.

http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/63522-cajati-participa-de-pr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.