VOLTAR

Caingangues não desistem da posse do Morro do Osso

Zero Hora-Porto Alegre-RS
20 de Abr de 2004

Eles pedem reunião com prefeito

Os caingangues retirados sábado do Parque do Morro do Osso, em Porto Alegre, pediram ajuda ontem, Dia do Índio, na Assembléia Legislativa para garantir a posse da área.

O grupo solicitou ao presidente da Casa, deputado Vieira da Cunha (PDT), que intermediasse um encontro com o prefeito João Verle para reivindicar a posse da terra, que teria abrigado um cemitério indígena. Vieira da Cunha concordou em contatar Verle para agendar uma reunião com os índios.

À tarde, os caingangues participaram de uma visita da comunidade indígena ao Palácio Piratini. O governador Germano Rigotto anunciou o Programa de Inclusão Indígena nas Políticas Públicas, que prevê ações para o desenvolvimento dos índios. Empunhando uma lança, um caingangue com o rosto pintado reafirmou que a tribo não desistirá do Morro do Osso.

Os cainguanges haviam invadido o parque no dia 10, depois de descobrir, pela Internet, que o Morro do Osso abrigou um cemitério caingangue. O grupo de 40 homens, 40 mulheres e 36 crianças ameaçou retomar a invasão ontem, mas realizou apenas uma cerimônia. Sob os olhares de guardas municipais, a pajé Lourdes da Silva Souza, 51 anos, escolheu o curumim Ka-tan, sete anos, como sucessor.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.