VOLTAR

Caingangues mantêm bloqueio na BR-343

Correio do Povo - www.correiodopovo.com.br
26 de Jun de 2008

Os índios caingangues mantêm o bloqueio da RS 343, próximo a Cacique Doble, na região Nordeste do RS. Os indígenas receberam ontem um comunicado de Brasília anunciando que até o início de julho um técnico estará na região para analisar uma das reivindicações dos caingangues que querem a demarcação das terras, segundo informou a Brigada Militar de Cacique Doble.

A notícia não mudou a decisão dos caingangues, que permanecem na rodovia e permitem a liberação dos veículos a cada 30 minutos. Os indígenas usam toras de árvores e pedras para impedir a passagem dos motoristas. A Polícia Rodoviária Estadual de Coxilha, na região de Passo Fundo, monitora o trânsito.

Os índios querem a presença da Funai para tratar das exigências. Pela reivindicação de terras, parte da área urbana do município seria atingida. Na reserva de Cacique Doble existem 900 indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.