VOLTAR

Caingangues invadem terras em Faxinalzinho

Zero Hora-Porto Alegre-RS
12 de Mai de 2003

Justiça analisará o caso

Índios caingangues reivindicam agilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai) para demarcar terras indígenas na região norte do Estado. Desde sexta-feira, 30 famílias ocupam uma propriedade rural no interior de Faxinalzinho.

Ontem, os índios chegaram a erguer, por cerca de quatro horas, um acampamento em uma fazenda vizinha, mas retornaram à área anterior, que tem aproximadamente 80 hectares.

No dia seguinte à ocupação, os donos pediram a reintegração de posse junto à Justiça Estadual, em Passo Fundo. Uma audiência está marcada para amanhã, no fórum da cidade, para discutir o impasse. Até então, as famílias estavam divididas entre um terreno da prefeitura, outro do Estado e uma pequena área cedida por um agricultor a favor do movimento indígena.

De acordo com o administrador substituto da Funai em Passo Fundo, João Ferrareze, um estudo antropológico preliminar feito pelo governo federal indicou possibilidade de terras na região serem indígenas.

Na próxima quinta-feira, produtores rurais e líderes comunitários planejam fazer um protesto a partir das 8h contra a reivindicação dos acampados de transformar mais de 14 mil hectares em reserva, o que abrangeria todo o município. De acordo com o prefeito Ivori Marcelino Sartori (PTB), o comércio será fechado, e a prefeitura terá ponto facultativo

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.