VOLTAR

CAIARNX inaugura sede com danças tradicionais em Juruti - Alto Rio Negro

Foirn- http://foirn.wordpress.com
26 de Set de 2014

A comunidade Juruti fica no Alto Rio Negro, aproximadamente 3 horas de viagem subindo o Rio Negro de São Gabriel da Cachoeira (de motor 40 hp). Foi lá que aconteceu no dia 24 de setembro a inauguração da sede da CAIARNX (Coordenadoria das Associações Indígenas do Alto Rio Negro).

Participaram do evento de inauguração Coordenadores Regionais, Diretores da FOIRN (Almerinda Ramos de Lima e Renato da Silva Matos, ISA (Carlos Barreto e Renato Martelli) e representantes da Embaixada da Noruega (Sissel H. Steen - Ministra Conselheira, Patrícia Benthien - Oficial do Programa de Apoio aos Povos Indígenas no Brasil).

A Embaixada da Noruega apoia o projeto de fortalecimento institucional da FOIRN e das Coordenadorias Regionais através do Programa de Apoio aos Povos Indígenas desde 2010. O foco principal desse apoio é o fortalecimento das Coordenadorias Regionais, na estruturação (construção de sedes) e aquisição de equipamentos. E também apoia na formação dos Coordenadores Regionais.

A CAIARNX é a primeira Coordenadoria Regional ter a sede concluída (as das outras estão em fase de construção). De acordo com Evanildo Mendes, o espaço vai ser muito importante para a região. Irá servir de espaços de reuniões de associações de base, seminários e cursos de formação. "O espaço será de grande importância para a região, pois, nele serão realizados encontros, assembleias, cursos de formação e outros eventos que vão acontecer na região"-disse Evanildo Mendes - Coordenador da CAIARNX.

Almerinda Ramos de Lima, presidente da FOIRN, afirmou que a inauguração da sede da CAIARNX é um fruto de esforço coletivo, tanto da coordenadoria local junto com as comunidades e associações que representa, como também da FOIRN junto com os parceiros e colaboradores, e que a luta pelos direitos indígenas do Rio Negro representada pela FOIRN, precisa das comunidades, associações de base e coordenadorias fortalecidas, a estruturação é fundamental nesse processo.

Sissel H. Steen - Ministra Conselheira da Embaixada, afirmou está muito agradecida pela recepção e pelo convite de vir visitar e conhecer a realidade dos povos do Rio Negro. "Um prazer muito grande estar aqui para aprender, conhecer um pouco da vida de vocês. Estamos muito agradecidos por contribuir no fortalecimento da luta e do movimento de vocês".

Patrícia Benthien - Oficial do Programa de Apoio aos Povos Indígenas no Brasil, disse é muito bom poder estar presente em uma cerimônia de uma inauguração de um trabalho que a Embaixada está apoiando. "Para nós é muito gratificante ver vocês aqui unidos e compartilhando entre vocês um resultado de um trabalho e esforço coletivo".

Teve na programação a apresentação de danças tradicionais e exposição de artesanatos. O evento encerrou (para os visitantes que tiveram que voltar no mesmo dia) com dabururí de frutas.

http://foirn.wordpress.com/2014/09/26/caiarnx-inaugura-sede-com-dancas-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.