VOLTAR

Caiapós tomam policiais federais como reféns

O Estado de São Paulo (São Paulo-SP)
Autor: Carlos Mendes
27 de Set de 2000

Índios Kayapó, do sul do Pará (aldeia Puicararanca), fizeram de reféns agentes do Ibama e da Polícia Federal. Os agentes foram cercados quando realizavam uma fiscalização na área, que flagrou a extração ilegal de mogno na terra indígena. Os índios ficaram furiosos com a "visita" sem prévia autorização.

A ação dos Kayapó ocorreu no mesmo dia em que a Polícia Federal inaugurava a Operação Xingu, com a intenção de expulsar os madeireiros que invadissem a terra indígena.

O administrador da Funai em Redenção e representantes do Ministério Público foram chamados para negociar a libertação.

A extração de madeira de lei é ilegal, mas os madeireiros a realizam sem dificuldades, pois conseguem o apoio dos indígenas e lhes dão armas para que façam a proteção em troca de dinheiro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.