VOLTAR

Caiapós exigem dinheiro para soltar reféns

Jornal A Tarde (Salvador - BA)
28 de Set de 2000

Os indígenas Kayapó, do sul do Pará, condicionaram a libertação de 40 reféns ao repasse de uma verba, pelo Governo Federal referente a um leilão de madeiras ilegais em 1996. Essas madeiras teriam sido extraídas de suas terras. A verba está com o Ibama.

Esses reféns são fiscais e agentes do Ibama, da Polícia Federal e da Funai que foram sequestrados pelos Kayapó, da aldeia Puicararanka ao realizarem uma operação de fiscalização, que flagrou a retirada ilegal de mogno, em território indígena.

Para a Funai, o Ibama e o governo seus funcionários não foram feitos de reféns, mas a informação que os Kayapó mandam, pelo rádio, para o administrador da Funai em Redenção, ToKran Kayapó, é de que o pessoal está impedido de sair enquanto não houver negociação.

Notícia também trata da Operação Cobra, operação na fronteira do Brasil com a Colômbia, que visa impedir que o narcotráfico se instale na Amazônia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.