VOLTAR

Cafés produzidos em Terras Indígenas de RO faturam três dos seis prêmios do Concafé 2022

G1 RO - g1.globo.com/ro
Autor: Thais Nauara
22 de Set de 2022

Prêmios foram para as etnias Aruá e Suruí. Ao todo, o concurso, que já está em sua sétima edição, reuniu 157 inscrições, de produtores de 20 municípios do estado.

Por Thaís Nauara, g1 RO

22/09/2022 15h48

Dos seis cafés campeões da 7ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) 2022, três são cultivados em Terra Indígena (TI). Dois prêmios foram para a etnia Aruá, da TI Rio Branco e um foi para a etnia Suruí, da TI Sete de Setembro.

A divulgação dos campeões aconteceu nesta quinta-feira (22) e garantiu aos produtores mais de R$ 300 mil em prêmios. Ao todo, o concurso, que já está em sua sétima edição, reuniu 157 inscrições, de produtores de 20 municípios do estado.

Campeões
O cafeicultor João Alves da Luz, de Cacoal (RO), faturou o 1o lugar no Concafé 2022. Com um café descrito como suave e delicado, com notas de cereja e morango, o cafeicultor garantiu 84 pontos e ficou com o lugar mais alto do pódio.

Veja todos os campeões:

2o lugar - 83,88 pontos - Edorli Knaak - Cacoal;
3o lugar -83,81 pontos - Wilson Suruí - Cacoal;
4o lugar - 83,56 pontos - Maria da Silva Aruá - Alta Floresta d'Oeste;
5o lugar - 83,50 pontos - Tawã Aruá - Alta Floresta d'Oeste;
6o lugar - 83 pontos - Uémerson da Silva - Novo Horizonte do Oeste.
De acordo com os organizadores do evento, o concurso tem como "objetivo identificar, premiar e promover os cafés Robustas Amazônicos produzidos com sustentabilidade no Estado, além de agregar valor à produção, possibilitando maiores ganhos para o produtor acessar melhores mercados, e assim consolidar como instrumento de promoção do desenvolvimento territorial."

Premiação baristas

Durante a premiação do Concafé, também aconteceu a 1o edição do 'Prêmio Koar', que honrou quem preparou o melhor café durante as provas. Veja as colocações:

1o lugar ficou com a Débora Perrut;
2o lugar - Silvéria Brigido, de Pimenta Bueno, barista da cafeteria Cheirin Bãom;
3o lugar - Maycon Del Piero Silva, do Tertúlia Café de Ouro Preto do Oeste.
Segundo os organizadores, a peculiaridade do concurso é que muitos dos participantes também são cafeicultores.

https://g1.globo.com/ro/rondonia/rondonia-rural/noticia/2022/09/22/conc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.