VOLTAR

Cadastro aberto para Serra Pelada

CB, Brasil, p.10
24 de Mai de 2005

Cadastro aberto para Serra Pelada

Ullisses Campbell
Da equipe do Correio

A nova corrida pelo ouro de Serra Pelada, no sul do Pará, começou oficialmente ontem. Os garimpeiros do Norte, Nordeste e do Centro-Oeste que pretendem explorar a área já podem se recadastrar nos postos instalados em 15 cidades dessas três regiões, para exercer a mineração no sul do Pará. Mas é bom lembrar que, ao contrário do que ocorreu na década de 80, a nova extração será industrial e restrita aos trabalhadores já filiados em cooperativas. Essa garimpagem também só poderá ser feita com máquinas especiais, já que as pedras preciosas estão encravadas em rochas subterrâneas.
A reativação de Serra Pelada é um antigo sonho dos garimpeiros e só ocorrerá graças a um acordo feito entre o governo federal, sindicatos e cooperativas de garimpeiros. Segundo o Ministério de Minas e Energias, a permissão de lavra será dada apenas à essas entidades. E só terá direito ao ouro quem estiver cadastrado, isto é, quem garimpou no passado.
Após o cadastramento, o governo federal irá ceder os direitos minerários da área para a Cooperatica dos Mineradores e Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), autorizando o garimpo na região. As entidades já começaram a atualizar os dados dos veteranos e estão cobrando R$ 10 de cada garimpeiro. Juntas, as cooperativas e o sindicato têm mais de 50 mil nomes à espera do recadastramento, que deverá se encerrar em julho. Após o pedido de concessão de lavra, os garimpeiros terão de contratar empresas de mineração para fazer pesquisa e trazer maquinários para perfurar o solo. Estima-se que a nova mina encubra uma jazida de 500 toneladas de ouro nas galerias subterrâneas do sul do Pará.
Os postos nos quais os garimpeiros podem regularizar sua situação junto a Comigasp estão em 15 municípios: Araguatins e Palmas (TO), Boa Viagem (CE), Itaituba e Novo Repartimento (PA), e Santa Inês e São Luís (MA). Nesses lugares, os postos funcionarão até o dia 26 de junho. Há ainda postos em Serra Pelada e Marabá (PA), Araguaína (TO), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Presidente Dutra e Imperatriz (MA) e Teresina (PI). Nessas cidades, o recadastramento poderá ser feito até 24 de julho. O ministério esclarece ainda que só serão aceitas as inscrições realizadas em postos oficiais.

CB, 24/05/2005, Brasil, p. 10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.