VOLTAR

Caciques pedem novo coordenador para a Funai

Capital News - http://www.capitalnews.com.br/
28 de Jun de 2010

Ao menos 43 caciques de aldeias de Mato Grosso do Sul estão reunidos neste momento na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Campo Grande para reivindicar a nomeação de Edson Fagundes como coordenador regional do órgão no Estado. Na semana passada, cerca de 25 caciques de outras aldeias também se reuniram, mas para pedir a permanência do atual coordenador, Joãozinho da Silva.

Nesta manhã, o cacique Valcélio Figueiredo, da aldeia Tereré, em Sidrolândia, que é um dos líderes do grupo, disse que o número de caciques que desejam a nomeação de Edson é maior que os que querem a permanência de Joãozinho. Sobre a possibilidade de embate entre as lideranças, ele afirmou que "somos maioria e como maioria nossa vontade deve prevalecer".

Edson é apoiado pelo senador Delcídio do Amaral (PT), que na semana passada retirou a nomeação de Joãozinho e recolocou o nome de Edson no páreo. Caciques que apóiam o atual coordenador se revoltaram contra a decisão e pediram a nomeação de Joãzinho. Agora, outro grupo pretende forçar a Funai, em Brasília, a nomear Edson.

A briga existe há cerca de dois anos, quando Joãozinho assumiu a Funai em Mato Grosso do Sul. Ele é terena e apoiado por grande parte dos indígenas por também ser índio. Já Edson atua há muitos anos na questão indígena e trabalha na Funai, em Miranda. No entanto, não é indígena, o que causa desavença entre os grupos.

http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=95265&ed=Geral&cat=Not%C3%…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.