VOLTAR

Caciques e capitães obtém inclusão oficial no mercado de trabalho

Site da Funai
Autor: (Carmen Lustosa)
10 de Out de 2002

Caciques e capitães, lideranças indígenas de todo o país que até ontem (09) não encontravam lugar na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), foram incluídas na nova CBO dentro do grupo de base Dirigentes de Povos Indígenas, Quilombolas e Caiçaras. Eles entrarão no subgrupo principal Chefes de Pequenas Populações, a partir das 11 horas de hoje, quando será lançada a nova CBO, no auditório do Ministério do Trabalho. O assessor da Coordenação Geral de Defesa dos Direitos Indígenas da Funai, Sebastião Terena e três índios representarão a Fundação no evento.

Pela primeira vez na história, os índios terão um código na Classificação, que é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. A escolha da denominação é fruto de dois dias de discussão entre indígenas, quilombolas e técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre as entidades indígenas que estiveram presentes ao debate, realizado no final de junho, estão a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia, a Coordenação das Organizações Indígenas do Suruí, a União das Nações Indígenas do Acre e do Sul da Amazônia, a Associação Arikafu, a Associação dos Povos Indígenas do Estado de Roraima, e a Coordenação de Saúde Indígena (Tocantínia).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.