VOLTAR

Cacique usa colete

Diário de Pernambuco-Recife-PE
27 de Jul de 2002

Os índios Xukuru ocupam uma área de aproximadamente 27,5 mil hectares de terra na Serra do Ororubá, que circunda o município de Pesqueira. Segundo dados do cacique Marcos Luidson, o Marquinhos, são 8.502 pessoas que vivem basicamente da agricultura, plantando banana, feijão, milho, mandioca e batata. A tribo é dividida em 23 aldeias, cada uma comandada por um líder. Todos, por sua vez, são subordinados a Marquinhos - filho do já lendário cacique Chicão, assassinado numa emboscada em 1998. Devido aos últimos conflitos com a dissidência da tribo, Marquinhos passou a andar diariamente usando um colete a prova de balas.
De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela prefeitura de Pesqueira, os índios são responsáveis por 75% dos produtos agrícolas consumidos nas feiras da cidade. "Os outros 25% vêm de Belo Jardim", orgulha-se José Wanderley da Paz, o Dédé, que lidera a aldeia de Santana. Segundo os índios que vivem na Vila de Cimbres, ainda existem 281 pequenos posseiros e fazendeiros ocupando terrasque originalmente seriam dos Xukurus. Apesar de o Governo Federal ter conseguido indenizar e retirar 21 fazendeiros em 2001 (a meta para 2002 é de mais 78), os silvícolas afirmam que os posseiros mais reticentes não aceitam sair da área,
o que pode desencadear novos conflitos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.