VOLTAR

Cacique kaingang é prefeito no Oeste

Diário Catarinense-Florianópolis-SC
Autor: DARCI DEBONA
28 de Jan de 2002

Primeiro indígena a assumir o Executivo no Sul do Brasil toma conta interinamente de Ipuaçu

Um cacique kaingang da Aldeia Xapecó é o primeiro indígena a assumir uma prefeitura no Sul do país. Orides Belino Correia da Silva (PPS) tomou posse neste mês como prefeito interino de Ipuaçu, já que o titular, Luiz Serraglio (PPB), está em férias.

O cacique assumiu o cargo no dia 7 de janeiro e deve ficar 45 dias administrando o município, já que Serraglio deve tirar 15 dias além das férias, para tratamento de saúde. Orides Belino disse que está se sentindo à vontade nessa nova função. Nos primeiros dias, teve um pouco de dificuldade, mas agora afirma que é mais fácil administrar o município do que a aldeia. Como prefeito, o cacique disse que tem recursos para executar as obras que planeja, enquanto que na aldeia tem que administrar com poucos recursos, apostando mais na conscientização da comunidade.

No primeiro dia de trabalho, Orides delegou as tarefas aos secretários e agora apenas acompanha a execução. Entre seus principais objetivos, está a melhoria das estradas para o escoamento da safra e a retomada dos campeonatos municipais de futebol.

Graças ao seu bom trânsito nas esferas estaduais e federais, o cacique está conseguindo encaminhar vários projetos. Na Fundação Catarinense de Desporto (Fesporte) pretende conseguir material esportivo e recursos para revitalizar o campeonato municipal, a partir de março.

Nesta semana, o cacique viaja a Brasília para resolver questões como a implantação de barragens no município. Em menos de um mês no cargo, ele também vai viajar pela terceira vez a Florianópolis. Orides disse que sua experiência de funcionário da Funai, cinco anos como cacique do Toldo Chimbangue (Chapecó) e dois anos e meio na Aldeia Xapecó (Ipuaçu) estão ajudando muito no novo cargo executivo.

Orides gosta de atender todo mundo e ninguém sai do gabinete sem uma solução encaminhada. Para isso dá atendimento dobrado. Na prefeitura trabalha das 8h30min às 11h45min e das 13h45min às 17h45min. Depois disso, vai atender a população da aldeia, das 18h30min até a meia-noite. O cacique disse que tanto a população da cidade tem dado apoio à sua administração como o povo da aldeia. Segundo Orides, a população indígena está vendo que a articulação política tem dado bons resultados para a comunidade, que conta com posto de saúde, ginásio de esportes, centro cultural e escola com internet.

E ainda há a promessa do governo do Estado de construir um estádio na aldeia. Orides inclusive é amigo pessoal do governador Esperidião Amin (PPB).

Para a próxima eleição, ele já deixou claro que vai concorrer a prefeito. Para isso, conta com a força dos eleitores indígenas que correspondem a 42% dos 3.687 votantes do município.

Mas Orides disse que atende de forma igual os demais moradores do município e de outros partidos.

"Nós queremos dar o exemplo", conclui.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.