VOLTAR

Cacique elogia nova casa de apoio e pede mais atenção para saúde indígena

Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br
Autor: Paula Laboissière
17 de Set de 2008

Brasília - O cacique Aritana Yawalapti, de uma aldeia no estado no Mato Grosso onde vivem cerca de 5 mil índios, elogiou as novas instalações da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) no Distrito Federal, mas pediu mais investimentos para a saúde indígena.

"A nova casa, para nós, é muito boa. É um lugar mais bonito, limpo. E isso é bom para a nossa saúde. Estou muito contente. Outros caciques e parentes que estão aqui também estão gostando do lugar. Em relação à saúde do índio, precisa melhorar bastante. Por isso estamos aqui, todos os caciques, para falar isso para a Funasa [Fundação Nacional de Saúde]", disse.

A nova sede da Casai substituii a antiga, onde ficou hospedada a índia Jayia Xavante, de 16 anos, que morreu em junho deste ano após ter órgãos internos perfurados.

Aritana destacou que a Casai anterior não era boa para hospedar os índios doentes. Segundo ele, o local era bastante sujo, tinha muito mato e muito mosquito. Ele afirmou que está tomando algumas providências para aumentar a segurança e assim evitar o que aconteceu com a índia xavante.

"Isso não pode acontecer. Estamos conversando entre nós, índios, e com os seguranças, para não acontecer isso. Lá aconteceu porque não tinha ninguém. A gente não sabe o que aconteceu com ela. Tem que ter muita segurança aqui".

O cacique reclamou um reforço no atendimento básico nas aldeias. Ele a disse que vê a situação nas aldeias como "abandono".

Vivem na região do Xingu 14 etnias.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.