VOLTAR

Cacique cita qualidade de vida

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
20 de Abr de 2006

As obras na reserva indígena da Guarita, executadas pelo governo federal em parceria com a Rio Grande Energia (RGE), somaram R$ 2,5 milhões de investimento. O cacique caingangue Valdonês Joaquim destacou que a luz permitirá o aumento da renda da comunidade, que vive basicamente da agricultura familiar e do artesanato. Além do desenvolvimento da economia local, há expectativa quanto ao aumento da qualidade de vida dos indígenas. A reserva da Guarita é a mais populosa do país e a de maior área caingangue em extensão do Estado: 23,4 mil hectares, que abrangem Tenente Portela, Redentora, Erval Seco e Miraguaí.
Entre as melhorias na região também estão a construção de poços artesianos e de postos de saúde pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), além do desenvolvimento, pela Universidade Regional do Noroeste (Unijuí), de projetos de geração de renda, manejo e conservação dos recursos naturais, de infra-estrutura familiar e comunitária. Cerca de 13 mil pessoas, entre índios, agricultores e quilombolas, dos 118 municípios da região Noroeste, já foram beneficiadas pelo Luz Para Todos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.