VOLTAR

Busca no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação está inacessível

Direto da Ciência - http://www.diretodaciencia.com/
Autor: MAURÍCIO TUFFANI
07 de Ago de 2019

Busca no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação está inacessível

Ministério do Meio Ambiente não explica interrupção de funcionamento de ferramentas de busca de seu banco de dados.

Há cerca de uma semana estão inacessíveis as ferramentas de consulta ao Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), um banco de dados hospedado no site do Ministério do Meio Ambiente (MMA), prejudicando pesquisas e atividades de acompanhamento e planejamento de parques, estações ecológicas, áreas de proteção ambiental e outras modalidades de unidades de conservação (UCs).

Estabelecido em 2000 pela lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), o CNUC é uma plataforma digital que integra informações padronizadas das áreas protegidas geridas pelos três níveis de governo e também por particulares. São ao todo 2.309 UCs, abrangendo 2,546 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 62% em área continental e 38% em superfície marinha.

Desde o dia 31 de julho surgiram nas redes sociais reclamações de falta de acesso por meio de mecanismos de busca por unidade e por órgão gestor. Também inacessíveis nos últimos dias, os relatórios gerados pela plataforma forneciam informações detalhadas sobre a situação das unidades, facilitando a realização de diagnósticos, a identificação de problemas e a tomada de decisão.

Sob condição de anonimato, gestores de UCs estaduais informaram a Direto da Ciência que não estão conseguindo acesso por login e senha à base de dados do CNUC.

Além de dados gerais do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, restam ainda acessíveis no CNUC apenas informações mais genéricas da unidades por meio de um infográfico disponível pela página principal ou em tabelas consolidadas em 1o de julho. Também está ainda disponível o download de pacotes de dados para compor mapas de UCs em sistemas de informações geográficas.

Questionado no final da manhã de ontem (6/ago), por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério do Meio Ambiente até o fechamento desta reportagem não informou o que causou a interrupção do acesso aos dados do CNUC nem se há data prevista para a plataforma digital voltar ao seu pleno funcionamento.

Na imagem acima, infográfico do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação. Imagem: MMA.

http://www.diretodaciencia.com/2019/08/07/busca-no-cadastro-nacional-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.