VOLTAR

Buerarema: É tensa a situação entre índios Tupinambá e PF

Correio* - www.coreeio24horas.globo.com
23 de Out de 2008

O clima é tenso nesta manhã de quinta-feira (23) na Serra do Padeiro, na região de Buerarema, no sul do estado. O acesso ao local foi bloqueado por cerca de 500 índios tupinambás. Agentes da Polícia Federal (PF) estão na região para investigar o índio Rosivaldo (Babau), que chefiou um confronto com policiais na última segunda-feira (20).

Dois mandados, sendo um de prisão e outro de busca e apreensão, foram expedidos pelo juiz Pedro Holiday contra o cacique. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Babau é acusado resistência à ação de reintegração de posse e porte ilegal de arma.

Segundo informações da TV Oeste, afiliada da Rede Globo, a polícia informou que não está havendo resistência. Um dos tupinambás, Jurandir Jesus da Silva, irmão do cacique babau, acaba de ser encaminhado à delegacia de Ilhéus onde será ouvido.

Depois do incidente na segunda-feira, a Polícia Federal fez uma representação e a Justiça Federal acatou a denúncia e expediu os mandados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.