VOLTAR

Britânicos pedem fim de Kyoto

OESP, Vida, p. A22
25 de Out de 2007

Britânicos pedem fim de Kyoto

Reuters

Dois especialistas britânicos defendem, na edição de hoje da revista científica Nature (www.nature.com), que o Protocolo de Kyoto seja abandonado. Em seu lugar, sugerem que mais dinheiro seja aplicado - na ordem de dezenas de bilhões - no desenvolvimento de tecnologias de geração "limpa" de energia, que não piorem o efeito estufa. Além disso, afirmam que os governos precisam encarar o aquecimento global como um desafio estratégico, tal qual a recuperação européia depois da 2.ª Guerra Mundial e a corrida espacial.

"Está na hora de abandonar Kyoto", escrevem Gwyn Prins, da Escola de Economia de Londres, e Steve Rayner, da Universidade de Oxford. "O Protocolo de Kyoto é simbolicamente uma importante expressão da preocupação dos governos sobre as mudanças climáticas. Mas, como um instrumento para se obter reduções de emissões (de gases-estufa), ele falhou."

O protocolo prevê o corte, pelos países ricos, da emissão de gases-estufa na atmosfera em 5,2%, em média, entre 2008 e 2012, em relação aos índices de 1990. Uma vez que as emissões cresceram desde o ano-base, a eficiência do tratado para combater o efeito estufa é pequena.

Segundo os pesquisadores, "o investimento em pesquisa e desenvolvimento deve ser feito no ritmo dos tempos de guerra" e o valor deve ser o mesmo gasto em pesquisa militar.

OESP, 25/10/2007, Vida, p. A22

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.