VOLTAR

Brigadistas indígenas doam hortaliças a escolas no interior do PR

Estado de Minas - https://www.em.com.br
Autor: Larissa Cavalcante
03 de Out de 2023

A expectativa é de que até o final de outubro outras escolas entre as sete mantidas nas sete aldeias da Terra Indígena Rio das Cobras sejam beneficiadas

Larissa Cavalcante*
03/10/2023 17:45 - atualizado 03/10/2023 17:46

Além de combater o fogo, os 15 indígenas das etnias Kaingang e Guarani que compõem a Brigada Federal (Brif) Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras (PR), também trabalham na terra, com o cultivo de hortaliças. Na última segunda-feira (2/10), doaram cestas de alfaces para três colégios locais. A iniciativa é dos próprios brigadistas, que têm o objetivo de levar para a comunidade alimentos saudáveis.
O cultivo começou em julho, quando a brigada foi formada. Segundo o Ibama, até o final deste mês, outras escolas entre as sete mantidas nas sete aldeias da Terra Indígena Rio das Cobras serão beneficiadas.
"Se não estamos combatendo (incêndios), pensamos sempre em ajudar. As alfaces eram o que já estava pronto para doação, mas também cultivamos outras hortaliças, além de abobrinha, cenoura e beterraba", explicou o chefe da Brigada Federal Rio das Cobras, Edenilson Fogtá Nunes Manduca Félix
Outra meta da brigada é a restituição da cobertura vegetal nativa do Bioma Mata Atlântica. Entre as iniciativas tomadas estão: a restauração do viveiro florestal existente na comunidade; coleta de sementes e produção de mudas visando ao plantio para a recuperação de áreas degradadas; proteção de nascentes e matas ciliares e implantação de sistemas agroflorestais.

*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa
https://www.em.com.br/app/noticia/diversidade/2023/10/03/noticia-divers…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.