Ibama - https://www.gov.br/ibama/
23 de Ago de 2024
Brigadistas indígenas do Prevfogo atuam no Parque Nacional da Serra do Cipó, em MG
Equipe foi enviada após incêndio que começou no último domingo (18/08).
Belo Horizonte (23/08/2024) - O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi acionado para enviar equipe da Brigada Federal Indígena (BRIF-I) Xacriabá para apoio no combate ao fogo que atinge o Parque Nacional da Serra do Cipó e a Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, importantes áreas de conservação ambiental em Minas Gerais, desde o último domingo (18).
Os brigadistas indígenas seguiram para apoiar as ações de combate ao incêndio por sete dias, inicialmente. Foram enviados como apoio logístico: uma viatura com tração, barracas, bombas costais, soprador e outras ferramentas. A situação exigiu a mobilização de diversos outros recursos, incluindo brigadistas voluntários, bombeiros e moradores da região, que tem colaborado significativamente. O terreno acidentado, caracterizado por campos rupestres, e a vegetação seca típica desta época do ano, dificultam o trabalho das equipes, que atuam em uma área afetada de aproximadamente 6.000 hectares.
A BRIF-I Xacriabá está comprometida em atuar de forma eficiente e segura para controlar e extinguir o incêndio, preservando a biodiversidade e minimizando os danos ambientais no Parque Nacional da Serra do Cipó.
https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2024/brigadistas-indig…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.