VOLTAR

Brasília festeja o Cerrado com 200 atrações

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Cristina Ávila
11 de Set de 2015

Especialista do Pnuma destaca aumento da oferta de produtos orgânicos

Todas as regiões administrativas do Distrito Federal terão atividades especiais desta sexta-feira (11/09) - Dia do Cerrado - até o próximo domingo (13/09). Serão 200 iniciativas que fazem parte do evento "Virada do Cerrado - Cidadania e Sustentabilidade", realizado pelo Governo do Distrito Federal, com apoio do Ministério do Meio Ambiente.

Na manhã desta sexta-feira, um dos destaques foi o programa "Prática de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos" (EducaRES), desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental do MMA, com exemplos inovadores de todas as regiões do País, apresentado na Universidade Católica de Brasília, em Taguatinga.

PLATAFORMA VIRTUAL

"Estamos aqui hoje com o EducaRES, para divulgação e construção participativa de novas políticas públicas e ampliação das que já existem", destacou a coordenadora do programa, Patrícia Fernandes Barbosa, que falou sobre o assunto com estudantes de diversas áreas, desde medicina, a pedagogia, arquitetura e psicologia.

Entre as ações mais importantes desse programa, ela deu detalhes da plataforma virtual, onde os cidadãos e instituições postam exemplos criativos que desenvolvem para a proteção do meio ambiente.

O acervo já reúne com 198 experiências. Entre elas, 84 foram selecionadas para divulgação por meio de edital, por sua qualidade, para servirem de referência e inspiração para boas práticas.

AGRICULTURA FAMILIAR

Os estudantes deram sugestões e fizeram perguntas aos palestrantes. Como a especialista em consumo sustentável do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Fernanda Daltro. Ela respondeu, por exemplo, a questionamentos sobre os preços de produtos derivados da agricultura orgânica.

"Vocês já notaram que os produtos orgânicos estão cada vez mais comuns, isso porque o cultivo tem tido mais atenção inclusive por parte do governo, e é com o crescimento da oferta e demanda que os preços ficam mais acessíveis?", perguntou.
Fernanda Daltro destacou que os alimentos orgânicos são produzidos por famílias de agricultores, estimuladas por políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos, que promove compras de produtos pelo Poder Público para a merenda escolar.

E chamou a atenção dos estudantes para o fato de que esse tipo de cultivo é um contraponto às sementes transgênicas, produzidas comercialmente para serem estéreis, e que pela produção em grande escala provocam a redução da diversidade das espécies naturais de sementes alimentícias.

A representante do Pnuma também disse aos estudantes que cada uma das áreas de conhecimento são importantes para a proteção ambiental. "Tenho lido muito sobre psicologia, para entender o comportamento dos consumidores, que muitas vezes vão ao shopping e compram compulsivamente para tratar de momentos de ansiedade", afirmou.

Ressaltou que as pessoas devem controlar o ímpeto de comprar coisas inúteis para se sentirem integrados em padrões de consumo. "Um celular abandonado na gaveta tem produtos preciosos, como ouro, zinco, alumínio, materiais que fazem buracos na Terra e não são renováveis", alertou.

http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.