VOLTAR

Brasil recebe "selo" de proteção florestal

Valor Econômico, Internacional, p. A13
02 de Dez de 2015

Brasil recebe "selo" de proteção florestal

Por Assis Moreira

A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, anunciou ontem que o Brasil é o primeiro país do mundo a preencher todos os requisitos reconhecidos pela Convenção do Clima para proteger as florestas.
A ministra deu a informação em uma reunião plenária da Convenção do Clima em Paris, da qual participava o rei da Suécia, Carlos XVI Gustavo, sentado na primeira fila do auditório. "A Conferência do Clima vai adotar o REDD+, e o Brasil é o primeiro país que tem reconhecimento global, validade internacional" afirmou a ministra ao Valor pouco depois.
Com isso, o Brasil se habilita a captar mais recursos para proteger a Amazônia, adiantou a ministra.
Ela lembrou que o Brasil já está fazendo o Fundo Amazônia para combater o desmatamento. A Noruega desembolsou US$ 1 bilhão desde 2008 e prometeu para a segunda fase mais US$ 625 milhões. A Alemanha colocará 100 milhões de euros no fundo.
O REDD+ é um conjunto de decisões que trata da remuneração por redução de emissões por desmatamento nos países em desenvolvimento. Foi aprovado no chamado Marco de Varsóvia, na CoP-19, realizada na Polônia. Esse mecanismo está ainda em implementação. Para analistas, é fundamental que o REDD+ seja incorporado ao Acordo de Paris para assegurar apoio para esta opção de mitigação antes e depois de 2020.

Valor Econômico, 02/12/2015, Internacional, p. A13

http://www.valor.com.br/internacional/4338598/brasil-recebe-selo-de-pro…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.