VOLTAR

Brasil recebe referência em fotografias de cavernas

O Eco - www.oeco.com.br
Autor: Felipe Lobo
14 de Jul de 2010

Até o dia 26 de julho, está em território nacional um dos maiores fotógrafos de cavernas do mundo, Kevin Downey. Neste momento ele segue rumo a cavernas em Minas e Goiás para fazer o que sabe melhor: registrar, em imagens, as belas paisagens subterrâneas . Após workshops em São Paulo e Minas, a intenção é reforçar a importância destes ambientes e apresentar experiências dos quatro cantos do mundo.

De acordo com Lêda Zogbi, uma das responsáveis pela vinda de Downey e co-fundadora do Instituto do Carste, no workshop em São Paulo houve poucos participantes. Um dos motivos principais para a falta de interesse foi o pré-requisito: todos deveriam ter um equipamento apropriado de fotografia em grutas, como máquina manual e flashes. No Parque Estadual do Sumidouro (MG), no entanto, o evento foi um sucesso e teve representantes de diferentes regiões do país. "É uma chance única de adquirir conhecimentos práticos em fotografia de cavernas, uma técnica que será extremamente necessária para a documentação das cavidades subterrâneas brasileiras nesta nova fase da legislação nacional", explica.

Em agosto do último ano, o governo publicou Instrução Normativa para identificar os critérios necessários para julgar os níveis de relevância das cavernas brasileiras . É justamente esta classificação que decide pela proteção (ou não) do patrimônio espeleológico do país. Ela segue o decreto 6640 - responsável por, em 2008, reduzir consideravelmente a proteção das cavidades subterrâneas. Enquanto o Centro Nacional de Estudo, Proteção e Manejo das Cavernas (Cecav) define a aplicação da IN, a comunidade ambientalista se move para ressaltar as belezas cênicas e naturais que existem embaixo da terra.

http://www.oeco.com.br/salada-verde/24173-brasil-recebe-referencia-em-f…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.