VOLTAR

Brasil recebe elogio, mas Amazônia preocupa

OESP, Vida, p. A20
11 de Mai de 2010

Brasil recebe elogio, mas Amazônia preocupa

O Brasil é citado positivamente no relatório do Pnuma por dois motivos: ter sido o país que mais criou áreas protegidas no mundo desde 2003 (foi responsável por quase 3/4 do total) e ter conseguido reduzir a taxa anual de desmatamento da Amazônia. O estudo lembra que o pico da taxa de desmate foi de 27 mil km² em 2003-2004 e, no período 2008-2009, foi de 7 mil km².
"Alguns países demonstram que, com determinadas ações, tendências históricas podem ser revertidas", diz o documento.
Porém, o País ainda é alvo de muitas preocupações, principalmente no que se refere à floresta amazônica. "Imagens de satélite sugerem que uma área crescente da Amazônia está sendo degradada", diz o relatório.
Colapso. No Brasil, o desmate da Amazônia já atingiu 17% do total. Estudos indicam que é importante manter o desflorestamento abaixo dos 20% para evitar um colapso. Segundo o documento, com a interação entre desmatamento, queimadas e mudanças climáticas, a Amazônia pode sofrer um colapso generalizado - haveria a ocorrência de incêndios mais frequentemente e secas prolongadas.
Esse colapso pode provocar a savanização da floresta em algumas áreas, levar a reduções de chuvas regionais, comprometer a agricultura e a produtividade no País.
O Pnuma avalia que iniciar programas de restauração da floresta amazônica pode ser uma medida "para garantir a segurança", tendo em vista o cenário negativo. / A.B.

OESP, 11/05/2010, Vida, p. A20

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100511/not_imp549959,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.