VOLTAR

Brasil projeta museu aberto do descobrimento

O Estado de S. Paulo (São Paulo - SP)
15 de Nov de 1993

Para a data de 500 anos da chegada da colonização ao Brasil, a Fundação Quadrilátero está projetando um museu aberto e um espaço específico para pensar o país, localizado no litoral da Bahia, região em que se deu a singradura da frota de Pedro Álvares Cabral no ano de 1500. A intenção é que os visitantes possam ter a mesma visão dos navegadores. O Projeto Quadrilátero prevê a construção de um "laboratório social" que atue nas áreas do ambiente à saúde, passando pela educação. O Ilhéu da Coroa Vermelha, local em que foi realizada a primeira missa, possui uma favela indígena. Há uma proposta de recuperação da área para a instalação de um auto do descobrimento que, periodicamente, encenaria a descoberta do Brasil.
Historiadores apresentam controvérsias em relação a descoberta do Brasil, o fato se configuraria para alguns enquanto uma ficção política.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.