VOLTAR

Brasil movimenta 10 por cento do trafico de animais

JB, Pais, p.A5
21 de Jun de 2004

Brasil movimenta 10% do tráfico de animais
Especialista em biopirataria alerta para legislação ineficiente
Luísa Gockel
Especial para o JB
No Brasil, existem entre 450 a 500 quadrilhas, que retiram da natureza cerca de 38 milhões de animais por ano. De cada 10 capturados, só um sobrevive. A revelação é do ambientalista Dener Giovanini, vencedor do Prêmio Sasakawa, concedido pelo Programa de Meio Ambiente da ONU e considerado o mais importante do mundo na área.
O programa da ONU premiou Dener pela sua atuação no combate à biopirataria. Nem por isso o ambientalista tira os pés do chão. Comenta que o fato de a premiação ter tido pouca repercussão no país indica que a luta contra o tráfico de animais está apenas no começo. Ele mostra números assustadores:
- Muitas quadrilhas são ligadas ao narcotráfico internacional e ao contrabando de pedras preciosas. O Brasil é responsável por 10% - o que corresponde a US$ 2 bilhões - do dinheiro que o tráfico de animais movimenta no mundo.
Um dos fundadores do PV e criador da ONG Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, o ambientalista é o segundo brasileiro a receber o prêmio da ONU. O primeiro foi o líder seringueiro Chico Mendes.
- No Brasil, não se reconhece ainda a importância desse prêmio. A repercussão só foi expressiva no exterior.
Dener afirma que o comércio promovido pelo tráfico de animais, que só fica atrás do narcotráfico e da venda de armas, em termos de lucratividade, não encontra na legislação brasileira barreira suficientemente forte para intimidar a ação das quadrilhas.
- A legislação ambiental não é boa. É bonita por fora, mas praticamente não se aplica. Penas alternativas não assustam pessoas envolvidas na terceira atividade mais lucrativa do mundo - critica.
A inércia do Ministério do Meio Ambiente é, para Dener, o que deve ser mudado com mais urgência.
- Existe uma certa paralisia nos órgãos ambientais. As ações de combate às quadrilhas têm acontecido mais no âmbito do Ministério da Justiça, por meio de operações da Polícia Federal, do que no Ministério do Meio Ambiente, que deveria ser o responsável pelo controle. É preciso incorporar penas mais duras à legislação. Além disso, é necessário resolver o problema do sucateamento dos órgãos de fiscalização.
Apesar da ação ''decepcionante'' da ministra Marina Silva, é possível, de acordo com o ambientalista, notar uma colaboração maior da sociedade no combate à biopirataria.
- Felizmente a sociedade civil está mais preocupada com a origem dos animais. Entretanto, ainda somos os maiores consumidores das espécies recolhidas aqui. Hoje, 60% dos animais capturados no Brasil abastecem o mercado interno. Os outros 40% vão para os mercados internacionais, principalmente Estados Unidos, Europa e alguns países da África.
JB, 21/06/2004, p. A5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.