VOLTAR

Brasil: Fernando Meirelles do lado dos índios pela presevação das suas reservas

Notícias.rpt.pt
18 de Mai de 2008

Lisboa, 18 Mai (Lusa) - O realizador brasileiro Fernando Meirelles, conhecido pela sua luta pelas causas sociais, defendeu hoje o direito dos índios brasileiros preservarem as suas terras e alertou para a necessidade de se preservar as reservas indígenas.

Apesar de desconhecer a manifestação que as tribos da Amazónia estão a preparar para segunda-feira, em Altamira, Estado do Pará, por se encontrar fora do Brasil há alguns dias, Fernando Meirelles disse ser a "favor das reservas indígenas enormes".

"A floresta está preservada se estiver entregue aos índios. Se eles começarem a perder a terra, ela vai ser ocupada pela soja e pelo gado", disse o realizador em Lisboa, à margem da visita que fez hoje à exposição "José Saramago. A Consistência do Sonho", durante a qual esteve acompanhado pelo Prémio Nobel da Literatura.

Em declarações à Agência Lusa, Fernando Meirelles reiterou que é "favorável à questão da preservação das florestas".

Tribos da Amazónia reúnem-se segunda-feira na maior manifestação dos últimos vinte anos, em Altamira, contra a construção de barragens hidroeléctricas numa das maiores reservas indígenas do país.

Fiona Watson, da organização internacional de defesa dos povos indígenas `Survival`, sedeada no Reino Unido, disse à Agência Lusa que "mais de mil índios de várias etnias, populações ribeirinhas e agricultores" vão participar no protesto entre 19 e 23 de Maio, em Altamira, Estado do Pará, nordeste do Brasil.

A manifestação pretende, segundo a coordenadora da `Survival` para o Brasil, a "interrupção imediata da construção de barragens hidroeléctricas no Parque Nacional Xingu", uma das maiores reservas indígenas do Brasil, com 2,64 milhões de hectares e onde vivem milhares de indígenas.

Além do "grave impacto ambiental" na região, explicou, as tribos temem que a construção das barragens ao longo do rio Xingu - um dos principais afluentes do rio Amazonas - destrua o "seu modo de vida, acabe com os recursos necessários à sua sobrevivência e cause problemas de saúde".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.